quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Jefferson Airplane - Surrealistic Pillow (1967)

1967, Califórnia: jovens mal-vestidos e com cabelos longos enfeitados por flores que se recusavam a ir para a guerra no Vietnã dominavam as ruas de São Francisco. Era o chamado "Verão do Amor", ou o início do movimento hippie. Rejeitando o modo de vida imposto pela sociedade de então, muitos dessa geração passaram a buscar experiências e vivências novas, de forma que o uso de drogas alucinógenas como o ácido lisérgio, até então pouco discutido, se tornou banal.
"Surrealistic Pillow", o segundo disco do Jefferson Airplane, grupo até então relativamente popular apenas conhecido na cena local, reflete o impacto desse momento histórico na música. Com um título que faz uma alusão praticamente explícita ao LSD, o álbum explodiu nos EUA, consagrando a banda nacionalmente.
Contava com o então recém-introduzido ao grupo vocal feminino e estridente de Grace Slick e eletrizantes guitarras, fazendo uma releitura roqueira e ácida do folk americano. "Somebody to Love", um hard rock típico da época, ganhou o status de "hit", ao lado de "White Rabbit", de cuja retrata uma viagem psicodélica a partir da história de Alice no País das Maravilhas. Entre as faixas restantes, destacam-se "Plastic Fantastic Lover", "Today" e a instrumental "Embryonic Journey". "My Best Friend" seria quase dispensável.
Enfim, esse aqui é um disco importante e legal. Baixe antes de discordar.

Faixas:
  1. "She Has Funny Cars" - 3:43
  2. "Somebody To Love" - 3:01
  3. "My Best Friend" - 3:05
  4. "Today" - 3:03
  5. "Comin' Back To Me" - 5:24
  6. "3/5 Of A Mile In 10 Seconds" - 3:46
  7. "D.C.B.A. -25" - 2:40
  8. "How Do You Feel" - 3:35
  9. "Embryonic Journey" - 1:56
  10. "White Rabbit" - 2:33
  11. "Plastic Fantastic Lover" - 2:38
Download

3 comentários:

Anna de Amsterdam disse...

eu tenho esse discoooo

C. disse...

Sem dúvida alguma, um dos melhores discos do gênero!
Parabéns pelo blog, está fazendo um excelente trabalho.

DAN GUSTAVO disse...

TNX