sábado, 10 de janeiro de 2009

The Stranglers - La Folie (1981)

A maior dificuldade em fazer este post não está em falar deste maravilhoso disco que é o La Folie. Mas sim em definir uma banda como os Stranglers. Formados em 1974, o grupo produzia música protopunk similar ao obscuro rock de garagem dos anos 60 (e isso pode ser confirmado em seu album de 1990, 10, principalmente na fantástica versão de 96 Tears).
Eram arrojados, e uma de suas maiores influencias era o grande tecladista do Doors, o senhor Ray Manzarek. Com o passar dos anos, o grupo foi flertando com o Punk e com o New-wave, lançou excelentes discos com músicas de igual qualidade. Grandes exemplos disso são os discos "Rattus Novegicus", "No More Heroes" e "The Raven". Mas, no ano de 1981, este grupo de não-tão-jovens homens produziria algo ainda maior.
Na humilde opinião deste que está a redigir o texto, La Folie é o melhor album da banda. O grupo, neste fantástico disco, conseguiu reproduzir as excentricidades vocais de Lou Reed, imitando seu jeito meio falado de cantar em faixas como "Non Stop", mas também foi capaz de conseguir criar baladas belas e contagiantes, como a "Golden Brown", referência completa à heroína, movida a instrumentos barrocos, como o Cravo, por exemplo.
Há também faixas incrivelmente sarcásticas e inteligentes, como "Everybody Loves You When You're Dead", dentre outras, dando destaque também para o excelente encerramento, a faixa-título, "La Folie"
É um álbum fantástico, que foi seguido de álbuns muito belos, como "Feline" e "Aural Sculpture", apesar destes, infelizmente, não terem conseguido atingir o mesmo nível de qualidade de seu antecessor.

Faixas:
1 Non Stop
2 Everybody Loves You When You're Dead
3 Tramp
4 Let Me Introduce You To The Family
5 Ain't Nothin' To It
6 The Man They Love To Hate
7 Pin Up
8 It Only Takes Two To Tango
9 Golden Brown
10 How To Find True Love And Happiness In The Present Day
11 La Folie

Link nos comentários

3 comentários:

Anna de Amsterdam disse...

In his 2001 book The Stranglers Song By Song, Hugh Cornwell clearly states "' Golden Brown' works on two levels. It's about heroin and also about a girl". ...

Bonniwell de Magalhães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bonniwell de Magalhães disse...

Novo link! Tirem os asteriscos e copiem em seus navegadores pra fazer o download.

Vinyl Rip em FLAC: http://*thepiratebay.*se/torrent/7114128/The_Stranglers_-_La_Folie_-_1981_%28vinyl_rip%29

MP3:
http://*torfinder.*net/torrent/778274800d191cf2c328f46c07e306f2270f6bf0