domingo, 10 de janeiro de 2010

Moreira da Silva - O Último Malandro (1958)

Foi no ano de 1936, durante um show em um cinema carioca. O então desconhecido sambista Moreira da Silva cantava "Jogo Proibido", de Tancredo Silva, quando decidiu interromper e improvisar umas falas em cima da letra original. Resultado: foi aplaudido de pé. Esperto, percebeu que tinha 'encontrado petróleo' na sua brincadeira: criara ali um gênero inovador, o Samba de Breque.
Nos anos seguintes, Moreira se consagraria como o mestre do novo estilo, que ficaria para sempre associado ao personagem que encarnou: o malandro carioca de terno branco e chapéu panamá. De 1938 a até meados dos anos 50, o sambista gravou algumas das canções mais importantes de sua carreira. As principais foram reunidas neste álbum,"O Último Malandro", de 1958.
Entre batucada e sopros, o disco é dominado pelo voz de Moreira, que canta como se estivesse conversando com um amigo. As letras são espetaculares, caminhando pelos temas típicos da malandragem, como carteado ("Jogando Com o Capeta"), jogo do bicho (a brilhante "Acertei no Milhar"), corridas de cavalo ("Que Barbada") e até complicações com a polícia e na justiça ("Olha O Padilha" e "Vara Criminal"). Mais encrencas são temas de sambas como "Chang-Lang", sobre uma briga num restaurante chinês e a sensacional "Na Subida do Morro", divertida e riquíssima em detalhes. "Amigo Urso" é outra faixa fantástica, em que Moreira viaja até o Polo Norte para cobrar uma dívida não paga.
"O Último Malandro" é a obra-prima de Moreira da Silva. O sambista estava no auge de sua carreira, cheio de brilho e animação. Animação que não perderia até o fim da vida: na velhice, fez parceirias com outros grandes nomes da MPB, como Chico Buarque em "Homagem ao Malandro" (1977), Bezerra e Dicró em "Os 3 Malandros In Concert" (1995) e Jards Macalé, quem Moreira considerava 'seu único aluno'. Apresentou-se em shows até o ano 2000, quando, aos 98 anos, morreu o último malandro carioca.

Faixas:
1. Que Barbada
2. Amigo Urso
3. Vara Criminal
4. Olha o Padilha
5. Dormi no Molhado
6. Dona História Com Licença
7. Jogando Com o Capeta
8. Acertei no Milhar
9. Na Subida do Morro
10. Averiguações
11. Esta Noite Tive Um Sonho
12. Chang-Lang

Baixe o disco pelo link nos comentários (link in comments).

3 comentários:

Anônimo disse...

http://rapidshare.com/files/102858390/MoreiradaSilvaOultimoMalandro-zl.zip?directstart=1

Anônimo disse...

muito show valeu esse samba e otimotonn

Anônimo disse...

daria para fazer um reup obrigado