Planeta Lamma, o primeiro disco de Damião Experiença, foi feito em 1974. Em seguida, vieram inúmeros outros - algo em torno de uns 34, mas é impossível afirmar com certeza. Devido a produção completamente independente e da má-organização (leia-se 'insanidade') do artista, todas as informações relativas a sua discografia são nebulosas. Portanto, não tenho como especificar a data deste álbum, Chupando Cana Verde e Cheirando Alho no Planeta Lamma (que inclusive aparece em algumas listas, como sendo dois discos diferentes). Mas isso é o de menos. O negócio aqui é a música.
...se é que se pode chamar isso de música. Afinal, o próprio Damião definiu seu som como 'loucura', e não música. Bom, isso deixo a você, ouvinte, julgar. O que posso garantir com certeza é que a obra de Damião Experiênça é diferente de quase tudo que existe na música brasileira. Em Chupando Cana Verde e Cheirando Alho no Planeta Lamma, o artista canta no dialeto do Planeta Lamma (que só ele entende), toca gaita e bate em seu violão de 3 cordas com um chocalho amarrado na ponta. Tudo isso gravado por cima de uma base de rock clássico, em duas faixas de 18 minutos cada uma.
Talvez o melhor momento do álbum seja os dois minutos finais de ambas, em que Damião canta em português, revelando seu lado mais 'politizado'. O melhor exemplo está em Ritmo Linguagem Planeta Lamma, em que Damião sonha com o encontro de seus ídolos: "Volta Getúlio Vargas/Pra se encontra com Fidel Castro/Homem democrático da América Central". Contraditório? Pois é.
Enfim... Aqui está mais um disco desse mendigo-rastafari-maluco-cafetão-psicodélico que vive até hoje pelas ruas do Rio de Janeiro. Hamalai!
Faixas:
1. Concerto Isabellita Planeta Lamma
2. Ritmo Linguagem Planeta Lamma
O link pra download tá nos comentários (link in comments).
2 comentários:
http://www.mediafire.com/?m6zdt3ylqay
Foi uma das coisas mais doidas de que já ouvi falar nos últimos tempos! Daqui a pouco vou baixar os arquivos pra desfrutar o clima do planeta Lamma!
Postar um comentário