segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Damião Experiença - Chupando Cana Verde e Cheirando Alho no Planeta Lamma (19??)

Damião Ferreira da Cruz (ou Damião Experiença, como é conhecido hoje nas redondezas de Ipanema, no Rio de Janeiro) nasceu na Bahia em 1935, indo morar na cidade maravilhosa aos 13 anos, após fugir de casa. Ainda cedo se alistou na marinha, onde ganhou, nas suas próprias palavras, "experiência da vida e educação". Trabalhou como marinheiro até os 25 anos, quando bateu a cabeça em um radar que estava operando e, segundo a lenda, teve uma revelação sobre a verdade do universo, fazendo contato com o Planeta Lamma. O acidente lhe rendeu também uma aposentadoria precoce, o que permitiu que Damião se envolvesse com a cafetinagem, conseguindo dinheiro para gravar seus discos.
Planeta Lamma, o primeiro disco de Damião Experiença, foi feito em 1974. Em seguida, vieram inúmeros outros - algo em torno de uns 34, mas é impossível afirmar com certeza. Devido a produção completamente independente e da má-organização (leia-se 'insanidade') do artista, todas as informações relativas a sua discografia são nebulosas. Portanto, não tenho como especificar a data deste álbum, Chupando Cana Verde e Cheirando Alho no Planeta Lamma (que inclusive aparece em algumas listas, como sendo dois discos diferentes). Mas isso é o de menos. O negócio aqui é a música.
...se é que se pode chamar isso de música. Afinal, o próprio Damião definiu seu som como 'loucura', e não música. Bom, isso deixo a você, ouvinte, julgar. O que posso garantir com certeza é que a obra de Damião Experiênça é diferente de quase tudo que existe na música brasileira. Em Chupando Cana Verde e Cheirando Alho no Planeta Lamma, o artista canta no dialeto do Planeta Lamma (que só ele entende), toca gaita e bate em seu violão de 3 cordas com um chocalho amarrado na ponta. Tudo isso gravado por cima de uma base de rock clássico, em duas faixas de 18 minutos cada uma.
Talvez o melhor momento do álbum seja os dois minutos finais de ambas, em que Damião canta em português, revelando seu lado mais 'politizado'. O melhor exemplo está em Ritmo Linguagem Planeta Lamma, em que Damião sonha com o encontro de seus ídolos: "Volta Getúlio Vargas/Pra se encontra com Fidel Castro/Homem democrático da América Central". Contraditório? Pois é.
Enfim... Aqui está mais um disco desse mendigo-rastafari-maluco-cafetão-psicodélico que vive até hoje pelas ruas do Rio de Janeiro. Hamalai!

Faixas:
1. Concerto Isabellita Planeta Lamma
2. Ritmo Linguagem Planeta Lamma

O link pra download tá nos comentários (link in comments).

2 comentários:

C. Maravilha disse...

http://www.mediafire.com/?m6zdt3ylqay

Maluco Feiúra disse...

Foi uma das coisas mais doidas de que já ouvi falar nos últimos tempos! Daqui a pouco vou baixar os arquivos pra desfrutar o clima do planeta Lamma!