quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Bola de Nieve - Life is To Whistle (2000)


Ignácio Fernandez, vulgo Bola de Nieve, já tinha influências musicais desde sempre. Cresceu ouvindo de tudo, principalmente musica do folclore cubano, e já cedo começou a estudar musica. Tornou-se um baita pianista e saiu tocando por ai, mesmo sofrendo muito preconceito devido a sua homossexualidade e ao fato de ser negro.
“Life is To Whistle” (em espanhol: La Vida es Silbar) foi um filme dirigido por Fernando Pérez. A musica desse foi de Bola de Nieve, mesmo ele estando com as botas batidas, e então Bola ficou ainda mais aclamado por todo o mundo (há quem diz, inclusive, que a musica do filme elevou este a categoria de clássico). Então foi montado um CD para esse ilustre pianista, com todas as faixas remasterizadas.
Esse disco aqui diz muito como Bola tocava. Com apenas vocal e piano do próprio, vê-se brincadeiras com tom e volume musicais sempre bem apropriados e coerentes com o ritmo, letra e emoção. Bola sabia, portanto, engrandecer todo o sentimento da musica. Para ver um pouco dessas brincadeiras, sugiro as faixas “Ay Amor”, “Julian Monsieus” e principalmente “La Flor de La Canela”.
Olha, faltava musica cubana por aqui. Bola de Nieve, apesar de morto, não mexe apenas seus compatriotas.

Faixas:
1. Chiva Qué Rompe Tambo
2. No Puedo Ser Feliz
3. Ay Amor
4. Vete de Mí
5. La Flor de la Canela
6. Si Me Pudieras Querer
7. Tu Me Has De Querer
8. No Dejes Qué Te Olvide
9. No Quiero Qué Me Olivides
10. Por Qué Me La Dejaste Querer
11. Alma Mía
12. No Niegues Qué me Quisiste
13. Ausencia
14. Tu No Sospechas
15. Drume Negrita
16. Julián Monsieus
17. Monasterio Santa Hiare


Baixar

Nenhum comentário: