domingo, 6 de dezembro de 2009

Patife Band - Corredor Polonês (1987)

Nos anos 70, Paulo Barnabé trabalhava junto a Itamar Assumpção como compositor e arranjador. Estudava e compunha de diversas maneiras, com muita influencia da atonanidade. Estudou, inclusive, com um dos mestres da musica atonal internacional: o alemão Karlheinz Stockhausen. No começo dos anos 80, enquanto seu irmão, Arrigo Barnabé, lançava “Tubarões Voadores”, ele decidiu seguir uma linha mais própria. Surgiu então a Patife Band.
Com um punk rock meio atonal e dodecafônico, a Patife Band tinha influência do passado de Paulo Barnabé com Arrigo e Itamar Assumpção. O grupo sempre se caracterizou por musicar cenas ou ambientes conflitantes, além de usar paródias.
O grupo surgiu no movimento da Vanguarda Paulista, em meio a grupos qual Língua de Trapo ou Joelho de Porco. A banda fazia, na época, um som que não se comparava a nenhum outro, com bons elementos de composição musical e lírica. O conjunto foi lançado pelo selo Lira Paulistana, e voltou à ativa recentemente. Atualmente eles fazem shows, mas com a formação diferente, com um saxofonista e um sujeito que meche no sintetizador.
Em 1985, o grupo lançou seu primeiro disco, “Patife Band”. Este ficou famoso por sua paródia da musica “Tijolinho”, de Wagner Benatti, e pela versão originalíssima de “Noite Feliz”, famosa musica natalina. Entretanto, nessa primeira experiência o caráter dodecafônico e atonal não ficou tão estagnado, devido talvez ao ofuscamento que as engraçadas gozações dele traziam.
Já no segundo álbum, chamado ”Corredor Polonês”, o aspecto diferencial da banda ficou evidenciado: o dodecafônico e/ou o atonal encaixados na irreverência e atitude do punk. Nesse novo projeto apareceram novas faixas e novas versões do antigo disco da Banda, como “Pesadelo” ou “Pregador Maldito”. Havia ainda brincadeiras com outros gêneros e ritmos musicais, percebidas, por exemplo, nas faixas “Vida de Operário” ou “Três por Quatro”.
Olha, é um disco formidável, vale a pena dar uma escutada.

Faixas:
01. Corredor Polonês
02. Pesadelo
03. Chapeuzinho Vermelho (Lil' Red Riding Hood)
04. Tô Tenso
05. Poema em Linha Reta
06. Teu Bem
07. Três por Quatro
08. Pregador Maldito
09. Vida de Operário
10. Maria Louca


Baixar

Nenhum comentário: