quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Gordurinha - Gordurinha Tá Na Praça (1960)

Nascido na Bahia, o compositor e humorista Waldeck Artur Macedo (apelidado de "Gordurinha" por amigos por causa de sua magreza) fez fama ao longo dos anos 50 e 60 como músico e apresentador de programas de rádio. Imortalizou-se por sua parceria com Almira Castilho, o samba "Chiclete Com Banana", que, em 1959, na voz de Jackson do Pandeiro virou sucesso. A canção pregava de maneira bem-humorada a antropofagia e miscigenação em oposição à imposição dos padrões da música norte-americana ("Eu só boto o bebop no meu samba quando o Tio Sam tocar um tamborim").
Em 1960, Gordurinha lançou "Gordurinha Tá Na Praça". O álbum reunia uma série de interpretações suas de músicas de sua própria autoria, todas divertidas e debochadas. A primeira faixa, "Baiano Burro Garanto Que Nasce Morto", assim como "Baianada", é um canto do povo baiano em defesa das zoações preconceituosas do Sudeste. "Como baiano ilustre, venho protestar contra essa falta de respeito! Não está direito, carioca se misturar com paulista e dizer que baiano sobe em qualquer dia de chuva pra ver como entra água no côco!", grita o comediante Mário Tubinambá na introdução da canção.
Além dessas, o disco traz outras músicas interessantes, como o baião "Tenente Bezerra", sobre o tenente que esqueceu como se atira depois que aprendeu a xaxar, o "Mambo da Cantareira", crítica ao transporte público da época ("vou aprender a nadar!") e o samba "Sorvete Com Gelo", sobre a nêga que ficou 'prujidicada' depois que comeu sorvete com gelo.
Enfim, é isso. Bem-humorado, gozador e gostoso de ouvir, "Gordurinha Tá Na Praça" é um álbum muito bom... Que agora, além de tar na praça, tá no Saqueando também.

Faixas:
1. Baiano Burro Nasce Morto
2. Qual é o Pó?
3. Um Conto e Um Canudo
4. Sorvete Com Gelo
5. Oito da Conceição
6. Deixe Pra Mim
7. Baianada
8. A Cadeia da Vila
9. Chiclete Com Banana
10. Tenente Bezerra
11. Mambo da Cantareira
12. Vendedor de Carangueijo

Link nos comentários.

3 comentários:

Caio disse...

http://www.4shared.com/file/116372068/aad8c876/Gordurinha_-_1960_-_Gordurinha_t_na_praa__Forr_tem_que_ser_coladinho_.html

Anna de Amsterdam disse...

caio e bonel (e agregados) coloquem aqui a trilha sonora do il postino! ou o Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli e Toninho Horta...

Anônimo disse...

O link não está válido. Será que dá para atualizar?
Almir