terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Atomic Rooster - Atomic Ro-o-oster (1970)

O Atomic Rooster já foi citado aqui no Saqueando. Lembram-se daquela banda super bacana, The Crazy World Of Arthur Brown? Pois bem, eles não duraram muito tempo e se dissolveram no ano seguinte à sua formação, para desgosto geral. Felizmente, os virtuoses Carl Palmer e Vincent Crane (bateria e teclas, respectivamente), logo após o término da banda, se reencontraram por acaso num avião que partia de Nova Iorque para Londres e, durante o vôo, conversaram e decidiram juntar suas forças num novo projeto.
Uniram-se a eles o guitarrista John Cann e o baixista e flautista Nick Graham para formar o Atomic Rooster. À primeira vista, nota-se uma certa semelhança com o estilo do Crazy World, afinal de contas, o organista, responsável pelos deliciosos e alucinantes riffs de Hammond, é o mesmo. Acontece que os camaradas aí resolveram inovar um pouco e ir na linha das recém-nascidas bandas de progressivo, como o King Crimson e o Procol Harum. Assim, apesar do estilo ser manjado, trata-se de uma sonzeira nova e inesperada.
O primeiro álbum do grupo, Atomic Ro-o-oster, abre com "Friday The 13th", referência à data de formação da banda, com explosivos e contagiantes riffs de órgão. Como um contraponto, temos "Broken Wings" e "Banstead" como baladas mais relaxantes, mas ainda assim bem intensas.
"Winter" é a faixa mais longa do álbum, e também a mais bela. Serena e envolvente, destaca-se pelas belas frases de flauta. Outra música que vale a pena citar é "Decline And Fall", orgãozeira instrumental pura e crua, lembrando bastantes os interlúdios instrumentais de Arthur Brown.
É um bom disco para começar uma introdução ao rock progressivo, graças ao seu caráter mais leve e menos... maçante em relação ao resto do estilo. Infelizmente, o Atomic Rooster não manteve essa formação por muito tempo, graças à partida do batera Carl Palmer para o supergrupo progressivo Emerson, Lake & Palmer. Tristeza para o galo, felicidade para os fãs. De qualquer jeito, vale bastante pelo trabalho de estréia. Sonzeira certificada!

Faixas:
1. Friday The 13th
2. And So To Bed
3. Winter
4. Decline And Fall
5. Banstead
6. S.L.Y.
7. Broken Wings
8. Before Tomorrow
9. Friday The 13th (US Version)
10. Before Tomorrow (US Version)
11. S.L.Y. (US Version)
12. Friday The 13th (BBC Radio 1970)
13. Seven Lonely Streets (BBC Radio 1970)

Quem quiser baixar o disco, que procure pelo link nos comentários.

Um comentário:

Bonniwell de Magalhães disse...

link da sonzeira-maravilha: http://www.4shared.com/file/168421960/367819a9/Atomic_Rooster_-_Atomic_Rooste.html