terça-feira, 6 de julho de 2010

Fela Kuti - Alagbon Close (1974)


Salve salve camará.
Bom, meus caros, hoje é dia de continuar meu post passado. Lembremos o que foi dito sobre a ascensão do funk na década de 70 e pois bem. A ascensão do gênero chegou à África e caiu no colo do nigeriano, arranjador, multiinstrumentista, compositor, ativista político, etc e tal, Fela Ransome (Anikulapo) Kuti.
Nascido em Abeokuta na Nigéria em 1938 filho de uma ativista feminista e um pastor protestante e diretor de uma escola. Em 1958 Fela foi enviado para Londres a fim de aprender medicina, mas acabou estudando música. Em Londres montou a banda Koola Lobitos, misturando o jazz americano, o rock psicodélico e os sons da África Ocidental, eis o Afrobeat. Em 1969 Fela Kuti levou sua banda para os Estados Unidos. Conheceu o movimento Black Power e os Panteras Negras, a orientação política gerou grandes mudanças nas suas composições e gerou a troca de nome da banda para Nigeria 70' que viria a tornar-se Africa 70'. A banda foi deportada de volta para a Nigéria por não ter licensa de trabalho. Trocou seu nome do meio e tudo isso misturado ao lançamento de EP's e Discos. Viria a falecer em 1997 por complicações de AIDS.
Em 1974 lança vários trabalhos interessantes. Entre eles o EP Alagbon Close. Duas faixas que, na minha humilde opinião exprime bem o que é o Afrobeat e traz as novidades do Funk americano da década de 70. Batuques, saxofone, bateria, piano, guitarra, baixo, tudo brilhante, de um cara que merece a atenção de todos, um toque especial no solo de órgão no final de Alagbon Close.
Abração

Faixas:

  1. "Alagbon Close" (Fela Kuti) 17:01
  2. "I No Get Eye For Back" (Fela Kuti) 11:24

O link fica a disposição dos interessados nos comments.

5 comentários:

Lampeão disse...

http://kkmmvw.link-protector.com

Caio disse...

boa, aranha!
mandou bem, rapaz... eu tava pensando ontem mesmo que faltava fela kuti aqui!
vou baixar, valeu homem.

Lampeão disse...

ae caião! disponha! eu tenho outros eps dele que logo logo pipocam por aí!

Uirá disse...

opa! da hora o blog em alguns minutos baixei várias coisas!!
Uma beleza!

abraços

Lampeão disse...

http://lix.in/-8f0617