quinta-feira, 22 de julho de 2010

Sly And The Family Stone - Fresh (1973)


Funky funky funky!
Na humilde opinião de quem lhes fala, foi formada em 1966 a melhor banda de funk da história da música: Sly & The Family Stone.
Numa união de bandas de irmãos (Sly & The Stoners e Freddie & The Stone Souls) o multiinstrumentista, arranjador, letrista, pai do funk, etc e tal Sly Stone e seu irmão Freddie, guitarrista e vocalista, junto com a trompetista Cynthia Robinson, o baterista Gregg Errico, o saxofonista Jerry Martini e o incrível baixista Larry Graham formaram tal banda. Um ano depois junta-se a eles a irmã Rose Stone, pianista e vocalista.
De 1966 até 1969 lançaram alguns dos melhores discos do gênero, entre eles Stand! de 1969, disco que garantiu ao grupo presença no lendário festival de Wodostock, onde também tocaram músicos como Jimi Hendrix, Janis Joplin e o Grateful Dead, e o Dance To The Music de 1968.
Porém foi em 1969 que o grupo sofreu com uma recaída pesada após uma discussão entre Sly Stone e Larry Graham e um abuso de drogas, especialmente cocaína e PCP, uma espécie de analgésico.
Em 1971 lançam o disco There's A Riot Going On que marca uma virada na sonoridade do grupo. Há uma fuga do Rock'n'Roll, da alegra sonoridade de músicas como "Higher" do disco Dance to The Music (1968) e agora o som é mais pesado e mais funkeado, provavelmento por influências dos grupos que começavam a pipocar no gênero, em especial o P-Funk.
Em 1973 é lançado o disco Fresh, um outro marco na banda que começa a apresentar linhas mais complexas e uma sonoridade mais intensa em comparação ao que já haviam feito.
Fresh é um disco brilhante, que traz em algumas faixas um pouco da sonoridade de Fela Kuti, em especial algumas linhas de percussão, sobra ainda o funkeado baixo e bateria, as linhas de metais estão cada vez mais criativas, ágeis e integradas às músicas e por fim, porém incrivelmente essencial os vocais começam a explodir como uma nova personalidade da banda, novos arranjos dos vocais que provam que Sly & The Family Stone é talvez a maior banda de funk de todos os tempos.
Fica a dica, Sly & The Family Stone - Fresh (1973) um disco que é um ponto de mudança na sonoridade da banda, pra melho ou pior não importa, mas é um grande disco, está entre os favoritos do gênio do funk George Clinton.

Faixas
  1. "In Time" 5:51
  2. "If You Want Me To Stay" 2:59
  3. "Let Me Have it All" 2:57
  4. "Frisky" 3:14
  5. "Thankful N Thoughtful" 4:42
  6. "Skin I'm In" 2:55
  7. "Don't Know (Satisfaction)" 3:55
  8. "Keep On Dancing" 2:55
  9. "Que Sera Sera" 6:44
  10. "If It Were Up to Me" 2:02
  11. "Babies Making Babies" 3:36
fica a dica nos comments.

2 comentários:

Lampeão disse...

http://kmwzwn.link-protector.com

Lampeão disse...

http://lix.in/-8bf8c1