sexta-feira, 2 de julho de 2010

[Sublime Frequencies 056] Ecstatic Music of the Jemaa El Fna (2010)

Jemaa El Fna (em português, "Assembleia dos Mortos") é uma grande praça na região fortificada da cidade de Marrakech, em Marrocos. Apesar do nome sombrio que o local carrega, proveniente do fato de que este serviu, há muito, como espaço para execução pública de criminosos, a praça é um dos principais centros culturais do país, onde se encontram contadores de histórias, mágicos, artistas circenses e, é claro, músicos.
O que temos aqui é nada mais nada menos do que uma fabulosa compilação de gravações ao vivo das músicas que podem escutadas com anoitecer na Jemaa El Fna, feitas no ano de 2005. A organização do álbum foi realizada em 2010 pelos caras da Sublime Frequencies, um coletivo de interessados em pesquisar e divulgar as mais diversas formas musicais populares (seja folclórica, seja pop, ou mesmo um misto de ambos) de países subdesenvolvidos, em especial orientais.
"Ecstatic Music of the Jemaa El Fna", seguindo a mesma linha dos outros trabalhos dos caras, reúne alguns dos grupos de artistas de rua que, com seus instrumentos ligados à baterias de carros e megafones, preenchem toda a praça de Marrakech com seu som. Som que é um Chaabi, ritmo popular marroquino, tocado com guitarras elétricas, percussão e instrumentos tradicionais, como o alaúde e o sintir (espécie de baixo quadrado de três cordas), amplificados. Cheias de força, paixão e energia, as canções dos grupos aqui presentes (Amal Saha, Troupe Majidi e Mustapha Mahjoub) contam também com participação da multidão da Jemaa El Fna, que acompanha cantando e batendo palmas.
É um belíssimo disco, que traz envolventes pérolas musicais da cultura marroquina. Para aqueles que estiverem com um pé atrás em ouví-lo, dá pra ter uma prévia com o trailer do filme "Musical Brotherhoods From The Trans-Saharian Highway" (outro projeto da Sublime Frequencies, que, aliás, deu origem a este disco), no Youtube.
Bom, tá aí.

Faixas:
1- Daouini - Amal Saha
2- Essiniya - Troupe Majidi
3- Tal Raibak Arzali - Mustapha Mahjoub
4- Khoudrini - Troupe Majidi
5- Sabra and Shatilla - Amal Saha
6- Khlili - Troupe Majidi
7- Lahmami - Amal Saha
8- Rsami - Troupe Majidi
9- Afriquiya - Troupe Majidi

O link para download encontra-se nos comentários.

Um comentário:

Caio disse...

http://www.megaupload.com/?d=IHVPZCTC