quinta-feira, 8 de julho de 2010

Riz Ortolani - Cannibal Holocaust (1980)

Lançado em 1980, Cannibal Holocaust (no Brasil, "Holocausto Canibal") fez fama como filme maldito. Contava a história do resgate de um grupo de jovens americanos que desapareceu após adentrar na floresta amazônica a fim de filmar índios canibais (desapareceram ou foram devorados, ó céus?!). Tinha tudo, portanto, para ser um filme de terror de baixo orçamento como qualquer outro... Entretanto, trazia cenas gratuitamente chocantes e violentas, como assassinatos de animais de verdade. A mais emblemática talvez seja uma na qual um ator arranca um casco de uma tartaruga viva a sangue frio, para em seguida matá-la.
Somado a isso, há o fato de que o elenco concordou com o diretor em não aparecer na mídia após o lançamento do longa, de forma a se criar suposições de que estes haviam morrido ou desaparecido durante as filmagens. Veio então outro boato para deixar tudo ainda mais quente: a hipótese de que um índio que aparece empalado em uma cena (cuja imagem está na capa do álbum) estaria realmente morto. Tal coisa levou o diretor italiano Ruggero Deodato aos tribunais, e este teve que fazer o possível para revelar a verdade. Mesmo assim, Holocausto Canibal entrou pra história em função de sua proibição em cerca de 50 países, o que só lhe deu mais status de underground e maldito.
Apresentado o curioso filme e todo mistério que o cerca, falemos agora de um aspecto interessante da obra do ponto de vista artístico: a trilha sonora. Composta por Riz Ortolani, músico que trabalhou para uma série de trilhas de filmes italianos, é bela suave, criando um claro contraste com a extrema violência e escatologia das imagens.
A música tema, com sintetizador e guitarra, é emocionante e até um pouco triste, enquanto faixas como "Massacre of the Troupe" e "Savage Rite" tentam brincar, numa maneira eletrônica, com músicas tribais. Já "Relaxing In The Savana" e "Drinking Coco" não parecem trilha sonora. Pelo contrário, são gostosos rockzinhos instrumentais cheios de swing, à moda da época.
Então aqui está, um disco que não é um grande álbum, mas é sem dúvidas uma das coisas que o filme Holocausto Canibal tem a ofercer de melhor.

Faixas:
1. Cannibal Holocaust (Main Theme)
2. Adulteress' Punishment
3. Cameramen's Recreation
4. Massacre Of The Troupe
5. Love With Fun
6. Crucified Woman
7. Relaxing In The Savana
8. Savage Rite
9. Drinking Coco
10. Cannibal Holocaust (End Titles)

Link para download do disco nos comentários.
Ah, sei que este é um blog de música e tal, mas coloquei também um link pros interessados assistirem o filme (mas olha lá, não recomendo, nem pra quem tem muito estômago).

2 comentários:

Caio disse...

o disco:
http://rapidshare.com/files/398774704/rchosthqh.rar

o filme:
http://www.megavideo.com/?v=XHMON95Z

Anônimo disse...

"A mais emblemática talvez seja uma na qual um ator arranca um casco de uma tartaruga viva a sangue frio, para em seguida matá-la."

emblemática? certeza que não somente a que você teve mais vontade de gorfar?

hihihi,

Battisti