quarta-feira, 7 de julho de 2010

Jards Macalé - Aprender A Nadar (1974)

"Meu nome é Jards Anet da vida. Ou melhor, da Selva. Ou pior, da Silva. Ou pior, da Selva. Ou pior, da Silva. Distinto público, vou ficar aqui exposto à audição pública como o Faquir da Dor", anuncia Jards Macalé com sua voz grave, apresentando-se a seu ouvinte no pout-pourri que é a faixa inicial do álbum 'Aprender A Nadar', de 1974. Aqueles que ainda não conheciam o músico já conseguem perceber aí um pouco de seu tom singular e anárquico que, somado à constantes desentendimentos com as grandes gravadoras, lhe renderam (à contragosto) o título de 'maldito'.
Tendo iniciado sua carreira profissional em 1965 no grupo Opinião (ao lado de Maria Bethânia e outros grandes nomes da MPB), Jards ganhou maior projeção após a vaiada apresentação da música "Gotham City" no IV Festival Internacional da Canção, em 1969. Fez parte da Tropicália, mas rompeu com Caetano e Gil por achar que o movimento havia sido engolido pela indústria cultural. Gravou seu primeiro álbum solo em 1972 ("Jards Macalé", já postado aqui no Saqueando) e organizou, no ano seguinte, o memorável (e subversivo) espetáculo "Banquete dos Mendigos".
Eis que fez, em 1974, ao lado do tropicalista Wally Salomão, "Aprender A Nadar", disco cujo título Macalé pegou emprestado do "Mambo da Cantareira", de cômico Gordurinha, compositor de forrós que fez fama no início dos anos 60. Neste álbum, Jards apresenta não só sua interpretação do mambo (melhor que a original, por sinal) como também outra composição gordurinhense: a divertidíssima "Orora Analfabeta", sobre uma bela e nobre dama que comete, porém, erros dramáticos de português.
Entre outros bons momentos, o disco traz "Estatuto da Gafieira", de Billy Blanco, a brilhante "Anjo Exterminado", composição original, e "E Daí...?", de Miguel Gustavo, que ganha arranjo de Wagner Tiso e flerta com outros sambas clássicos, como "Mora na Filosofia", de Monsueto Menezes.
Em outras palavras, o que temos aqui é um grande álbum de um artista injustiçado, taxado de "marginal" e "maldito" por não ter se curvado diante das grandes gravadoras e, ao invés disso, 'aprendido a nadar'. Reza a lenda, aliás, que na ocasião do lançamento, Jards Macalé atirou-se de uma barca da Cantareira nas águas da Baía da Guanabara.
Aprendeu a nadar, pelo que vemos.

Faixas:
1. Jards Anet da Vida / Dois Corações / No Meio do Mato / O Faquir da Dor
2. Rua Real Grandeza
3. Pam Pam Pam
4. Imagens
5. Anjo Exterminado
6. Dona do Castelo
7. Estatuto da Gafieira
8. Mambo da Cantareira
9. E Daí...? (com Mora na Filosofia)
10. Orora Analfabeta
11. Senhor dos Sábados
12. Boneca Semiótica
13. Dois Corações

Link para download nos comentários.

2 comentários:

Caio disse...

http://rapidshare.com/files/119719658/JardsMacaleAprenderNadar-zl.zip?directstart=1

Tá aí rapaziada

alexandre disse...

o link expirou :/