Rock'n'Roll psicodelíssimo direto na medula.
Antes de falar do Airplane temos que falar sobre o The Matrix. Nada de filmezinho com o Keanu Reeves, mas um clube em São Francisco fundado e aberto por Marty Balin. Esse tal Marty era um cantor que gravou algumas coisas "meio que sem sucesso nenhum assim", em 1962. Bom, voltando ao Matrix, nesse barzinho tocaram algumas consagradas bandas como The Doors, Big Brother & The Holding Co., Grateful Dead (que merecia um post belo post), John Lee Hooker, e a lista não para aí, só que em especial é preciso dizer que a The Great Society também tocou por lá.
Bom, nosso amigo Marty Balin conheceu Paul Kantner (guitarrista) num outro bar na cidade, Kantner fazia shows no circuito folk com Jerry Garcia (futuro Grateful Dead que tocou no disco Surrealistic Pillow) Janis Joplin e David Crosby, muito influenciados por The Weavers e The Kingston Trio. Marty Balin também teria conhecido, em 1964, em Los Angeles, o baixista David Freiberg quem se tornaria outro vocalista do Airplane.
Então Kantner e Balin viriam com a idéia de uma cantora, uma voz feminina para o grupo, eis que surge Signe Toly Anderson, que cantaria com o grupo por um ano até cair fora depois de ter seu primeiro filho (certo dia no Matrix foi tocar a Great Society e de lá eles tiraram a Grace Slick, mas isso é um tempo depois do disco em questão).
Em seguida Balin convida o amigo Jorma Kaurkonen, guitarrista de blues que conhecera na faculdade. O baterista Jerry Peloquin e o baixista Bob Harvey completam o grupo.
Ufa, ficou confuso o lance dos membros, certo? Acontece, que a confusão é grandinha. Em 1966 o grupo lança o disco Jefferson Airplane Takes Off e quem tocou no disco? Paul Kantner e Marty Balin nas guitarras e vocais, Jorma Kaurkonen na guitarra, Signe Toly Anderson nos vocais e percussão, Jack Casady no baixo e Skip Spencer na bateria (viu que já trocou a cozinha?). O disco de estréia do primeiro grupo e São Francisco a ter sucesso nacional. Isso é o Takes Off. Graças a esse disco, e alguma pressão de empresários, claro, o Airplane conseguiu marcar presença no Monterrey Jazz Festival, onde também tocaram Big Mama Thorton, Muddy Waters, David Brubeck Quartet entre outros.
E é isso aí.
Faixas
- "Blues From An Airplane" 2:14
- "Let Me In" 3:00
- "Bringing Me Down" 2:25
- "It's No Secret" 2:40
- "Tobacco Road" 3:31
- "Runnin' Round The World" 2:40
- "Come Up The Years" 2:34
- "Run Around" 2:40
- "Let's Get Together" 3:36
- "Don't Slip Away" 2:35
- "Chauffeur Blues" 2:29
- "And I Like It" 3:26
Fica a dica nos comments
6 comentários:
http://kmmsnz.link-protector.com
http://lix.in/-908c9a
Alguém tem um link mais descomplicado?
é só clicar continuar, amigo!
megaupload já era... poderia upar? thanks
aí povo:
http://www.4shared.com/file/cYFyIA-G/JA-TO.html
Postar um comentário